segunda-feira, 30 de junho de 2008

CARTA ABERTA DE APOIO A CANDIDATURA A PREFEITURA DE CAMPO GRANDE-MS

Ao longo de seus 24 anos de trajetória a União da Juventude Socialista sempre primou por projetos de desenvolvimento sustentável e com justiça। Sendo natura, então, que no intuito de atingir esses objetivos, sempre se postasse em com as forças mais avançadas e progressistas do cenário político.

Em 2008 na nossa cidade morena não haveria de ser diferente। A União da Juventude Socialista avalia que a candidatura do Deputado Pedro Teruel, PT, a prefeitura se caracteriza como a única alternativa concreta e conseqüente de oposição ao projeto político programático que vem sendo implementado.

Neste cenário a UJS se posiciona em apoio a candidatura que vem dos anseios da Juventude ampliando os espaços na participação institucional, fomentando políticas públicas de Juventude na busca de ampliar a qualificação profissional para o primeiro emprego e viabilizando oportunidade para os jovens desempregados, respeitando as peculiaridades de Juventude em sua rebeldia e nas manifestações culturais।

Não interessa a juventude o atual projeto político que não valoriza o diálogo com a sociedade civil e apesar das totalidades das obras realizadas e em andamento na Capital serem financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC do Governo Federal, as mesmas acabam contemplando setores mais abastados da Cidade em detrimento das mazelas nas periferias।

Neste sentido a UJS torna público o engajamento e o protagonismo de sua militância para construir uma cidade mais humana para todos.
Avante a União da Juventude Socialista, caminhemos com Teruel e Moacir rumo ao desenvolvimento a justiça e a inclusão social.
Prepara a avenida que agente vai passar.

Campo Grande-MS, 30 de Junho de 2008

Wilson Osmar – Presidente Municipal da União da Juventude Socialista
Waldely Vaneli – Presidente Estadual da União da Juventude Socialista.

Leia Mais…

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fotos do Congresso Nacional da UJS


Nova direção nacional

Gavião, Presidente Nacional da UJS e Manuela D’Ávila, Deputada Federal PCdoB



1.215 DELEGADOS PARTICIPARAM O CONGRESSO





VICE- PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOSÉ ALENCAR

Leia Mais…

CONGRESSO NACIONAL DA UJS REUNE 1.215 DELEGADOS


CONGRESSO NACIONAL DA UJS REUNE 1.215 DELEGADOS

Entre os dias 12 a 15 de Junho aconteceu em São Paulo o 14° Congresso da União da Juventude Socialista (UJS) , estiveram presentes delegações de vários estados do Brasil e representantes de Juventude de países como, Cuba, Venezuela, Grécia entre outros. Com mais de 1.215 delegados, foi eleita em votação aberta a nova direção nacional da UJS, onde Marcelo Gavião continua na presidência da entidade.
Mato Grosso do Sul esteve presente com uma bancada de 10 delegados, jovens membros da direção e representantes dos Bairros Moreninhas e Dom Antônio, fato inédito no Estado. Segundo Waldely Vaneli, Presidente Estadual da UJS agora é o momento de aproveitar as experiências do congresso e fortalecer, ainda mais, a UJS no Estado ”Este é o momento de aglutinar forças para dar continuidade às ações desenvolvidas pela UJS/MS.”
O encontrou contou com a presença ilustre do Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, que ministrou uma aula magna onde falou sobre a história da UJS e sua força enquanto entidade, tendo em vista que, é a juventude de maior representatividade em âmbito nacional. O Vice- Presidente da República, José Alencar, também esteve presente na Plenária Final onde saudou ao PCdoB e UJS.
Além das autoridades presentes, vários grupos de trabalho aconteciam simultaneamente, com discussões de frentes como Movimento Estudantil Universitário, Movimento Estudantil Secundarista, Jovens Cientistas, GLBTT, Mulheres, Anti-Racista, Trabalho, Cultura e Esporte, Meio Ambiente, Violência e Hip Hop.

Leia Mais…

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Fotos do Seminário na Escola Waldemir Barros da Silva


Galera participando do debate
Base da UJS no Bairro Moreninhas
Alunos da Escola Waldemir Barros da Silva
Seminário – Palestrante Waldely Vaneli
Wilson Osmar – Presidente Municipal da UJS
UJS e Rádio WBS

Seminário – Palestrante Thiago Custódio

Leia Mais…

UJS NAS ESCOLAS





Na Quarta – Feira, dia 4, a União da Juventude Socialista de Campo Grande ministrou um seminário na Escola Waldemir de Barros da Silva, localizada no Bairro Moreninhas, um dos maiores da Capital. No Bairro, a UJS tem uma base de estudantes, um grupo representativo em suas ações. Além do Grêmio que os jovens conquistaram na Escola Waldemir de Barros, participam também como coordenadores da Rádio Escolar WBS, proporcionando música e informação de qualidade a todos os secundaristas. A direção da UJS foi até a escola para falar sobre os princípios do Socialismo para três turmas, duas no período da manhã e uma para o noturno. Os palestrantes Thiago Custódio, Secretário de Formação da UJS e Waldely Vaneli , Presidente Estadual foram bem recebidos pelos alunos. Para atrair a atenção dos jovens ao tema do seminário, foi exibido o Documentário Ilha das Flores, filmado em 1989 em Porto Alegre. O Documentário narra a trajetória de um Tomate, desde a plantação até ser jogado fora, mostrando assim, sua geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. Com apenas 13 minutos, Jorge Furtado, Diretor de Ilha das Flores apresenta com sarcasmos a mecânica de uma sociedade de consumo Capitalista. A partir do Documentário, os palestrantes falaram por volta de meia hora cada um, abrindo depois para o debate, respondendo as indagações e dúvidas dos alunos que demonstraram interesse e participação. A atividade ocorreu bem e obteve êxito, exemplo disso foi que a UJS foi convidada a apresentar o Projeto Cinema e Utopia no Sarau que os integrantes da Rádio WBS realizam mensalmente. Outra atividade será o Curso de Formação da UJS com os membros da Rádio, jovens, filiados a UJS e Socialistas.

Leia Mais…

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Aí Vem a Caravana da UNE



Entidade promoverá debates sobre a saúde dos jovens para que as políticas públicas atuem de maneira mais eficiente. A Caravana também prevê discussões sobre a situação da educação no País e atividades culturais

No dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estudante, a UNE lança mais uma grande campanha para mobilizar os jovens de todas as regiões do País. Trata-se da Caravana da UNE: saúde, educação e cultura.

O lançamento acontecerá no terreno da UNE e da UBES, na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro. Durante o evento serão realizadas várias atividades e intervenções culturais.

Após o lançamento, no dia 11 de agosto, a Caravana iniciará efetivamente suas atividades na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no dia 12, e no dia 14 de agosto estará na Universidade Estácio de Sá.

A iniciativa inédita é uma parceria com o Ministério da Saúde, que tem por objetivo disseminar informações entre os jovens e promover discussões sobre temas que envolvam a saúde e o desenvolvimento da juventude. A Caravana percorrerá 38 universidades de diversas capitais brasileiras.

Serão abordados temas como: descriminalização e uso de drogas, legalização do aborto, consumo de álcool, violência no trânsito, prevenção de AIDS e doenças sexualmente transmissíveis, políticas públicas para mulheres e planejamento familiar.

O encerramento da Caravana da UNE está previsto para o dia 27 de novembro, em Brasília.

Fonte: Portal Estudantenet

Leia Mais…