terça-feira, 30 de março de 2010

Samba e Hip Hop na festa de lançamento do 12° Congresso da UJS/MS

Após a grande plenária, o samba tomou conta do terreiro na sede do PCdoB. O som ficou por conta do grupo Tracajá, banda recém formada pelos integrantes do CUCA PANTANAL e estudantes da UFMS. Além de muito batuque, o movimento hip hop também prestigiou a festa, fazendo uma grande miscelânea de sons, provando que, de fato, estamos juntos e misturados!
O grupo de hip hop, FALANGE DA RIMA, foi a segunda atração da festa. Falange, é um dos mais antigos no movimento, são mais de 15 anos de história e de luta com os jovens das periferias da Capital, Campo Grande.
A preparação para a festa de encerramento do 12° Congresso da UJS já começou. Diogo Shogun, do Cuca Pantanal e membro do coletivo de cultura da UJS, garante que as manifestações culturais estarão presentes, e surpresas virão por aí.

" E quando chegar no terreiro procure primeiro saber quem eu sou, respeite quem pode chegar aonde agente chegou"



Leia Mais…

Grande plenária em Mato Grosso do Sul lança 12° Congresso Estadual da UJS


Durante a tarde de sábado (27), os militantes da UJS/MS estiveram presentes no ato de lançamento do 12° Congresso Estadual da entidade. A atividade foi marcada pela presença massiva dos jovens guaicurus de diversas frentes de atuação e do interior do estado. A grande plenária foi o ponta pé rumo ao 15° congresso nacional, para isso, Luana Bonone, membro da executiva nacional, iniciou o debate da tese “Pra ser muito mais Brasil” com a militância.

O congresso estadual será no mês de Maio, e a expectativa da direção é constituir uma ampla participação dos jovens, através de campanhas de filiação e de um trabalho de divulgação que possa envolver a toda sociedade, fortalecendo assim, o papel da UJS como protagonista nas lutas de Mato Grosso do Sul. O objetivo é fazer um grandioso congresso, inédito na história da entidade neste estado.

“A UJS/MS vive um momento de expansão, estamos nos DCE’S das universidades públicas, desenvolvendo um trabalho de formação com muitos jovens, frentes como LGBTT, e jovens trabalhadores foram criadas. O nosso congresso refletirá um esforço de todos os jovens socialistas de MS, que serão multiplicadores da tese em suas bases. O nosso desafio agora é ampliar nossa atuação com os secundaristas.” Pontua Waldely Vaneli, presidente estadual da UJS.

Em um gesto simbólico, todos os presentes assinaram a camiseta da UNE, em referência ao processo de disputa do próximo período, o congresso da União Estadual dos Estudantes, onde a entidade, também de forma inédita, participará com peso.


De Campo Grande,
Rafaela Muniz, comunicação UJS/MS
www.ujsms.blogspot.com


Luana Bonone, membro da executiva nacional da UJS


Galera assina a camiseta da UNE


Após a plenária, confraternização com a militância

Outras fotos foram postadas no album da UJS aqui no blog e orkut!

Leia Mais…

quarta-feira, 24 de março de 2010

Atenção, galera!Plenária da UJS/MS

Leia Mais…

segunda-feira, 22 de março de 2010

Estudantes universitários da UJS debatem as lutas do próximo período

A concha acústica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, recebeu os estudantes da instituição filiados à UJS para a reunião do coletivo universitário, que contou com a participação de lideranças importantes do movimento estudantil, e dos alunos recém chegados à universidade. Na pauta, tema relevantes como, a realização do Couni, o Cuca Pantanal, participação no Congresso da UEE, e mobilização para o 15° Congresso Nacional da UJS. Os encontros acontecerão duas vezes aos mês, estudantes que tiverem interesse em participar do coletivo, podem entrar em contato com Artur D'amico, coordenador do movimento universitário e vice UNE MS/MS, pelo telefone 9249.8075


Em cima, Pepa, Robson, Diogo Shogum, Sara, Willian, em baixo, Caio, Artur, Hidem, Thiago e Diego

Leia Mais…

segunda-feira, 15 de março de 2010

1° Reunião do Coletivo Universitário da UJS

Galera, o ano de 2010 inIciou a todo vapor, por isso, está na hora de articularmos o nosso movimento para que a UJS seja protagonista de todas as atividades do Movimento Estudantil que estão por vir.

A nossa reunião acontecerá às 16:30h no dia 18 de março (quinta-feira), na sede do DCE-UFMS.
A presença de todos os camaradas é muito importante para a continuação do planejamento da UJS/MS em 2010.

Pauta:

-Informes;
-15º Congresso da UJS em Salvador;
-Congresso da UEE-MS;
-COUNI-UFMS.

*Confirmar presença por email.


Abraço!


Artur D'Amico
Coordenador Coletivo Universitário da UJS
Vice-UNE MT/MS
(67) 9249-8075

Leia Mais…

domingo, 14 de março de 2010

DCE - UFMS e CUCA PANTANAL dão boas vindas aos novos estudantes

O Diretório Central dos Estudantes da UFMS, através do CUCA PANTANAL, realizou na sexta feira, dia 12, a Culturata Universitária, atividade que faz parte da semana de recepção dos calouros da universidade. O encontro reuniu as bandas Jennifer Magnética, Gobstoppers e Curimba, grupo que surgiu nos corredores da UFMS, e têm se destacado no cenário musical do estado.
Além das ações culturais, no decorrer da semana haverá debates acerca do movimento estudantil, educação e assuntos ligados ao universo acadêmico.
Assita agora ao vídeo produzido pelo Canal 16, produtora idealizada por Ricardo Grassi, o Zóio, em parceira com o CUCA PANTANAL.


Leia Mais…

sexta-feira, 12 de março de 2010

Leia Mais…

PEC da Juventude pode ser aprovada na próxima semana, diz Danilo Moreira



Por Fernando Borgonovi

Danilo Moreira, secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, é o novo presidente do Conjuve. A eleição foi tranquila, por aclamação, na última terça-feira (09/03). Para a vice-presidência foi conduzido João Marcos Vidal, representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Na entrevista concedida ao site da UJS, Danilo fala dos desafios de conduzir o Conselho Nacional de Juventude num ano eleitoral, aponta os avanços obtidos em PPJ nos últimos anos e diz que é preciso que o jovem tenha mais espaço na disputa pelo poder político. Leia:

UJS: Quais serão os principais desafios das políticas públicas de juventude no próximo biênio?

DM: O mandato do conselho é de dois anos, sendo que se revezam na presidência um ano o governo e outra a sociedade civil. Vou presidir por um ano. A prioridade vai fazer a transição entre o governo de um para outro presidente. Vai ser importante para continuidade e avanços das políticas públicas de juventude. Outra será colocar a pauta nas eleições presidenciais e ajudar a conduzir essa transição. A pauta política eleitoral será o centro.

UJS: O calendário eleitoral tende a travar a agenda legislativa. Como evitar que isso impacte em projetos
importantes em tramitação, como a PEC, o Plano e o Estatuto?

DM: Estamos agindo nesse sentido. Uma hora depois da posse do Conselho, ocupamos as galerias do Senado. Paralisamos a sessão e ganhamos os senadores para a votação da PEC (Projeto de Emenda Constitucional) da Juventude. Além de conseguir apoio de muitos partidos, os senadores assumiram
compromisso de votar a PEC na semana que vem e de diminuir o prazo regimental de tramitação. Na semana que vem podemos ter a primeira grande vitória: a aprovação da PEC. Nesse caso, o calendário eleitoral está a nosso favor.

Sobre o Plano é mais complicado, porque precisa encerrar na Câmara e ir ao Senado. Mesmo assim, temos acordo com o presidente da casa. Não vejo com pessismismo.

O mais difícil é o Estatuto, que ainda está em estágio de comissão [refere-se à tramitação legislativa da Câmara Federal], mas deve produzir um bom relatório.

UJS: Recentemente muitos órgãos da imprensa pautaram defasagens na implementação de programas governamentais voltados para a área. Por outro lado, sabe-se que a experiência de PPJ é recente, para não dizer pioneira, no Brasil. Qual balanço o Conselho faz desses 5 anos da implementação?

DM: O balanço de PPJ do governo não pode ser circunscrito à Secretaria e ao Conselho, embora estes sejam bastante positivos. Tanto pelo ineditismo e quanto pelas ações. Veja, na política educacional houve inversão de prioridades. com ampliação dos investimentos e recuperação do enfoque público. Além disso, tivemos programas de muito sucesso, como o ProUni, por exemplo. Na questão da Segurança Pública, área sensível à juventude, também tivemos avanços. Se olharmos o Pronaf por dentro veremos um foco na juventude e sem ser o da repressão. No Esporte também. Quando [o governo] anunciar o PAC 2, devemos ter uma ação forte de juventude dentro dele.

O próprio fato de estarmos discutindo sobre uma política que existe é um avanço, pois antes discutíamos sobre o que não existia. Nossa visão não é nem arrogante nem de falsa humildade. Sabemos que temos coisas para melhorar, mas temos consciência do muito que já foi feito.

UJS: O processo eleitoral de 2010 promete pautar às questões juvenis de maneira inédita na história do Brasil. Ou seja, a juventude estará no centro das atenções eleitorais. E pudera: pelos dados do TSE, são 25 milhões de eleitores entre 16 e 24 anos. Como fazer disso um instrumento para debater o aprofundamento das mudanças no país, pensando o desenvolvimento do Brasil num prazo mais longo?

DM: Primeiro, comparando com antes e vendo o que temos hoje. Mas veja: falando de alguém de 18 anos, e vai votar, ele tinha 10 anos quando Lula entrou. Tem pouca memória da chamada "herança maldita" do governo FHC. Por isso, nosso discurso tem que ser atual, sem deixar de fazer a comparação.

O potencial quantitativo da juventude não tem correspondência no parlamento, por exemplo. O protagonismo juvenil deve ser visto em todos os níveis - no potencial de mobilização, mas também nas disputas por espaços de poder.


Queremos fazer seminários e debater juventude e políticas públicas, juventude, educação e trabalho, participação e juventude, esporte, lazer e juventude, e, finalizando, discutir juventude e desenvolvimento, porque temos que debater o potencial do jovem nesse desenvovlimento.

Vamos tentar renovar o enfoque no mandato do Conselho. Fizemos o debate do jovem como sujeito de direitos e agora vamos fazer o do jovem como agente de mudança, o jovem como agente do desenvolvimento. O Samuel Pinheiro [Guimarães, da Secretaria de Assuntos de Longo Prazo] está com um plano discutindo o Brasil de 2022 - metas para o bicentenário da Independência - e lá tem metas para a juventude também. Mesmo o Plano [Nacional de Juventude] tem metas para 10 anos e estamos pensando em ampliar para 12. O discurso político precisa se transformar em açãoes de governo. É uma meta do Conselho no próximo período.


UJS: O Plano Nacional de Banda Larga tem sido bombardeado por supostamente ser estatizante. Na sua visão, qual o impacto da universalização do acesso á internet para a juventude brasileira?


DM: A marca da geração atual de jovens é essa. Por tudo o que promove na troca de informações, que hoje ocorre em rede e não é mais tão verticalizada, pode gerar um efeito muito grande. Você multiplica de maneira exponencial esse processo.

Será um instrumento forte no Conselho, estamos criando uma rede nacional de conselhos. É mais ágil que o poder púlico. Essa rede não existria se dependesse apenas de recursos humanos do governo. Pode incentivar, através da ampliação do acesso à banda larga, a educação à distância, explorar
todo o potencial das redes, combater o analfabetismo digital, pois hoje [quem não tem acesso às tecnologias da informação] fica precário no mundo do trabalho. Não é só para circular informação, mas é também vetor de desenvolvimento econômico. O próximo estudo do IPEA é sobre juventude e tecnologia da informação. Estamos aguardando e queremos discutir o impacto.

De São Paulo,
Fernando Borgonovi

Leia Mais…

terça-feira, 9 de março de 2010

Atenção, amigos, simpatizantes e filiados da UJS/MS

O 15° Congresso Nacional da nossa gloriosa entidade acontecerá no mês de Julho, em Salvador, Bahia. Para garantir a participação dos jovens socialistas e combativos de Mato Grosso do Sul, iremos lançar o movimento rumo ao congresso nacional da UJS neste mês. Nossa programação é a seguinte:

Leia Mais…

terça-feira, 2 de março de 2010

Com lema "Pra Ser Muito Mais Brasil", 15º Congresso da UJS está convocado

A plenária nacional da União da Juventude Socialista convocou, nesta terça-feira, 9 de fevereiro, o 15º Congresso da entidade. A plenária final ocorrerá entre 17 e 20 de junho, na cidade de Salvador (BA), mas
desde agora podem ser realizadas reuniões de filiados e apresentação do tema congressual para toda a juventude brasileira.

Com o lema "Pra Ser Muito Mais Brasil", a proposta de tese contou com dezenas de emendas e foi aprovada de maneira unânime pelos delegados presentes. Agora, o documento será debatido em todo o país, num fecundo processo democrático, até finalmente ter sua versão final aprovada na etapa nacional do Congresso.

Segundo a meta aprovada, mais de 100 mil jovens devem ser mobilizados em todas as fases do processo, sendo que serão computados apenas aqueles que efetuarem o cadastro pela "Rede UJS", sistema também
lançado na plenária.

"Pra Ser Muito Mais Brasil"
A ideia central proposta pelos jovens socialistas é de que o Brasil, fruto do acúmulo das lutas do povo que redundaram nos avanços obtidos nos útlimos anos, tem uma oportunidade rara para se contituir em uma nação próspera, desenvolvida, soberana, justa e integrada de maneira solidária com outros países e povos do continente.

O documento elenca fatos concretos que levam o país a esta nova condição, como a descoberta do pré-sal e a escolha para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas - levando em consideração que estas não são
meras competições esportivas, mas foram possíveis graças à nova inserção do Brasil no mundo e podem significar importantes oportunidades para resolver entraves estruturais históricos, melhorando a vida do povo.

Outro eixo importante, decorrente do primeiro, é a percepção de que apenas com a união do povo e muita mobilização social será possível concretizar tal oportunidade em realidade. Ainda pela concepção da UJS,
essa luta pela construção de um Brasil melhor está diretamente ligada ao projeto de transformação socialista do país. "Sabemos que, quanto mais as transformações acontecerem, ampliando os direitos do povo e melhorando o país, mais conseguiremos ganhar adeptos para a causa de derrotar o capitalismo e construir uma nova sociedade – e é isso que nos move", aponta o documento aprovado.

Eleições 2010: O Brasil entre o avanço e o retrocesso
Seguindo esta diretriz, os jovens socialistas colocam as eleições presidenciais como o centro da luta política em 2010 e propõem uma ampla mobilização em torno de bandeiras avançadas, que enfrentem os interesses do capital financeiro e seus representantes políticos (PSDB/DEM), e equacionem problemas que afetam centralmente a juventude, como a educação, o desemprego (do qual os jovens são as principais vítimas), a violência contra o jovem nas grandes e médias cidades e outros.

Para a UJS, tal programa avançado deve ser liderado por uma candidatura que consiga representar o legado dos governos de Lula e, ao mesmo tempo, apresentar uma perspectiva de renovação e aprofundamento das mudanças iniciadas.

Rede UJS e novo site: a UJS entra de sola no mundo virtual


Um dos pontos altos da plenária foi o lançamento dos novos sistemas de organização e comunicação da UJS.
A "Rede UJS" - rede social virtual que interligará todos os filiados da entidade, núcleos e direções - será o centro de mobilização do Congresso e proporcionará profundo conhecimento da militância e suas
predileções, suas frentes de atuação, local de moradia, estudo e trabalho, enfim, um conjunto de dados que sirvam para visualizar e planejar o crescimento da entidade.

A rede social, que ainda terá novas fases de desenvolvimento nos próximos meses, também vai proporcionar criação de perfis e comunidades, veiculação de mensagens, fotos e vídeos, tal como fazem sites de relacionamento modernos e muitos utilizados pela juventude brasileira.

Leia Mais…